quarta-feira, 9 de setembro de 2009

“Luta contra a corrupção: compromisso de todos”

CGU e Unodc vão premiar curtas-metragens sobre combate à corrupção

O combate à corrupção vai em busca de um novo e poderoso aliado: as telas do cinema. Já estão abertas as inscrições para dois concursos de curtas-metragens promovidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). As obras devem ser inéditas, em qualquer gênero (ficção, animação, documentário etc), sobre o tema “Luta contra a corrupção: compromisso de todos”.

Um dos concursos, o 1º Concurso do Minuto da CGU, vai premiar 20 curtas com duração de 60 segundos. O outro vai selecionar projetos que terão apoio financeiro da CGU e do Unodc para saírem do papel. Nesse caso (1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU), as obras deverão ser orçadas em, no máximo, R$ 70 mil e poderão durar de cinco a dez minutos.

Em ambos, a temática dos curtas deve ser dirigida ao público em geral e desenvolver histórias que envolvam a sociedade; estimulem uma cultura ética, de intolerância e combate à corrupção por parte de cada cidadão; e promovam o debate e a reflexão sobre a importância de uma participação cidadã ativa no acompanhamento e controle da gestão pública.

O resultado final dos dois concursos será divulgado no site da CGU até o dia 27 de novembro. A Comissão de Julgamento será composta por profissionais de comprovada experiência e notório saber na área audiovisual ou sobre o tema de prevenção e combate à corrupção, designados pela CGU. Entre os critérios que serão considerados para a seleção dos curtas e dos projetos, estão originalidade, criatividade, qualidade técnica, roteiro, e viabilidade técnica e comercial.


Inscrições
Qualquer pessoa física acima de 18 anos e residente no Brasil pode participar do 1º Concurso do Minuto da CGU, sendo permitida a inscrição de dois curtas por concorrente. Os filmes dessa modalidade poderão ser produzidos com qualquer tipo de câmera, inclusive as de telefone celular. Já no 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU é permitida também a inscrição de pessoa jurídica registrada no país, mas cada concorrente só poderá participar de um projeto.

O requerimento de inscrição para o 1º Concurso do Minuto da CGU deve ser remetido para a CGU, em Brasília, até o próximo dia 30 de outubro. Já o prazo para o envio do requerimento de inscrição para o 1º Concurso de Curtas-Metragens da CGU é um pouco menor, termina no próximo dia 16 de outubro. Para mais informações, é importante consultar o regulamento de cada concurso (veja ao final da matéria).

Premiação
O 1º Concurso do Minuto da CGU vai premiar os 20 vídeos que alcançarem as maiores notas médias. Serão mil reais para cada um. Já o 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU vai selecionar os quatro melhores projetos, sendo dois com vistas a receber apoio financeiro e dois para compor lista reserva. O contrato com os vencedores deverá ser assinado em até cinco dias úteis após a publicação do resultado final. A partir daí eles terão até 60 dias para apresentar o curta-metragem completo.

Os responsáveis pelos quatro melhores curtas do 1º Concurso do Minuto da CGU e pelos projetos vencedores do 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens receberão ainda passagens e diárias para participar da cerimônia de comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção, em Brasília, no mês de dezembro.

  • Saiba mais
    1º Concurso do Minuto da CGU:
  • - Regulamento
  • - Requerimento de inscrição (PDF word)
  • 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU:
  • - Regulamento
  • - Requerimento de inscrição (PDF word)
  • - Modelo de currículo (PDF word)

    Fonte da Assessoria de Comunicação Social da CGU